Ana Caroline, estudante de odontologia
Já não é novidade a rotina cansativa e maçante vivida nas grandes metrópoles, onde muitas pessoas precisam lidar com inúmeras obrigações em apenas 24 horas. Essas horas se tornam um jogo de paciência, no qual a batalha é contra o relógio, para otimizar e equilibrar o tempo, a fim de lidar com as altas demandas. Esse cenário atinge pessoas de diferentes idades, mas pode se tornar mais difícil quando impacta os universitários que tentam conciliar estudos, estágio e vida social.
Ana Caroline é uma jovem estudante de 23 anos, que cursa o último semestre de odontologia, na universidade FMU em São Paulo. Ana relatou brevemente sobre os desafios enfrentados na rotina de estudos e trabalho e deu algumas dicas sobre como conciliar as atividades do dia a dia. Para saber mais sobre seu trabalho, clique aqui.
Onde você faz o estágio e qual é a carga horária dele? Você considera justa a remuneração recebida?
Faço estágio na Oral Sin Implantes, com seis horas de carga horária. Não considero justo, devido à quantidade de atividades do dia a dia.
Quais são os maiores desafios para estudar e estagiar ao mesmo tempo?
Acredito que os maiores desafios são conciliar atividades e estudos da faculdade, por causa das obrigações do trabalho. Além disso, eu fico a maior parte do tempo fora de casa, sem muito tempo pra estudar coisas por fora daquilo que é visto na faculdade. Em virtude disso, o cansaço é bem frequente por conta da rotina. Mas ao mesmo tempo, o estágio agrega muito na experiência clínica.
Quais são seus hobbies? Você acha que toda essa rotina te impede de realizá-los?
Gosto de ir ao parque, sair pra comer com a família, ir ao cinema. Durante o final de semana, tento ao máximo me distrair fazendo outras coisas que me fazem bem para não deixar o cansaço mental tomar conta ainda mais.
Como consegue conciliar os estudos, estágio e vida social?
Acredito que uma boa organização da rotina e das tarefas seja do estágio ou faculdade, tanto durante a semana ou no final de semana, reservando um tempo aos finais de semana para descanso e lazer, contribui para que essa fase seja vivenciada de forma mais equilibrada.
Para você, qual seria a melhor maneira de enfrentar e facilitar estes desafios?
Fazer uma organização das tarefas (seja por meio de uma agenda ou algum método que te faça lembrar das atividades diárias, como lembretes do celular, por exemplo), se possível fazer terapia, sempre reservar algum dia da semana para se desconectar e descansar, encontrar algum hobby.
Postar um comentário